quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

2013: o tema




Em Vila do Conde, as Rendas de Bilros foram proibidas no tempo de D. João V, foram chamadas à Exposição Universal de Paris em 1867, levaram à implantação de uma Escola de Rendas nos anos 20, foram certificadas pela sua singularidade e justificaram mesmo a criação de um Museu.
A importância das Rendas de Bilros nas tradições de Vila do Conde é indiscutível. E, como é já do conhecimento geral, as artes tradicionais, e neste caso designadamente a arte das Rendas de Bilros, estão passar um momento muito difícil, de quase extinção. 


Vila do Conde alberga no seu concelho uma grande Comunidade Chinesa, caracterizada por uma grande reserva e descrição, muito laboriosa, fortemente implantada no tecido económico nacional, principalmente nos sectores do comércio a retalho e da restauração.
Observamos gerações anteriores mais conservadoras e impermeáveis à integração na sociedade portuguesa a sofrerem uma transformação face a uma nova geração de chineses, com filhos a frequentar as escolas portuguesas, bem inseridos na sociedade que os acolhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário